Top 10 melhores filmes de futebol americano

Comecei minha paixão pelo esporte, no começo da década de 90, nas transmissões da Band e isso se estendeu aos filmes de futebol americano. Por isso montei essa lista dos 10 melhores filmes sobre Futebol Americano. Os filmes a seguir são impossíveis de assistir apenas uma vez.

10 – Golpe baixo

Golpe baixoQuando o ex-jogador Paul Crewe é mandado para a prisão, o diretor do presídio o obriga a transformar um grupo de presos em um time de futebol americano. Improváveis colegas de equipe, os prisioneiros unem-se quando descobrem contra quem vão jogar: os guardas. Com a ajuda dos companheiros de prisão, Nate Scarborough e Caretaker, Crewe promete aos condenados uma possibilidade de vingança num confronto onde vale tudo.

9 – Meu nome é Radio

Meu nome é RadioFilme inspirado em fatos reais ocorrido em 1976 na cidade de Anderson, Carolina do Sul, sobre o treinador de futebol americano do Instituto T.L. Hanna, Harold Jones, e um jovem com deficiência mental, James Robert Kennedy, conhecido pelo nome Radio.
Rádio é um jovem garoto fascinado pelo futebol americano que estava sempre por aí andando com um carrinho de supermercado com várias coisas, além de um rádio. Ele passa despercebido dentre as demais pessoas, até que o treinador da equipe de futebol passa a ve-lo diferente, e passa a ajudá-lo e integra-lo na equipe, na escola, e na vida. O filme se desenvolve com um pouco de ternura por parte do treinador e com a inocência por parte de Radio.

8 – A gangue está em campo

A gangue está em campoHistória verídica do oficial de detenção do acampamento juvenil Sean Porter que cria um time de futebol no perfil dos times das “high school” americanas. O esporte é a forma que Porter encontra para ensinar e trabalhar a auto-estima, respeito próprio e ao próximo, boa conduta, força de vontade e responsabilidade social. Nesse processo de criação do time ele recebe a ajuda de seu colega de trabalho Malcolm Moore, mas os dois vão ter que superar as resistências encontradas por parte dos diretores do campo de detenção e também dos treinadores dos times das escolas, que não querem seus jogadores misturados com os delinqüentes em um campo de futebol.

7 – Pequeno Grande Time

pequeno grande timeBecky O’Shea é uma menina que, após ser recusada num teste para a equipe de futebol americano de sua cidade, convence o pai, Danny, a montar sua própria equipe para que ela e seus amiguinhos possam jogar. Depois que o time é formado, eles vão tentar vencer um jogo contra o outro time da cidade, um time muito mais forte que é treinado por Kevin O’Shea, um ex-astro profissional do esporte e irmão de Danny. A partir deste momento, os dois times e os dois irmãos acertarão suas diferenças.

6 – Virando o jogo

virando-o-jogoQuando os jogadores de futebol americano da Liga Nacional resolvem entrar em greve por melhores salários, o Washington Sentinels encontra a solução contratando o até então aposentado técnico Jimmy McGinty, que passa a procurar ex-jogadores que não atingiram o estrelato e que joguem com o coração e não por dinheiro.

5 – Um Domingo Qualquer

488Um íntimo olhar sobre os bastidores do futebol americano, passando pelas vitorias, derrotas e conflitos entre jogadores, treinadores, a mídia e os donos de times, que controlam o jogo como um grande negócio que lucra milhões de dólares todo ano.

O filme trata a relação entre Tony D´Amato, o imbátivel treinador do Miami Sharks, a nova responsável pelo marketing dos Sharks e também proprietária do time. Um quarterback contundido, um veloz e promissor reserva, um desagradável e escoregadio médico e um defensor com um contato motivador também providenciam algumas das histórias que fazem desse filme uma verdadeira obra-prima.

4 – Jerry Maguire

1zxuurq5q89tsovyflx6qxk76alO filme conta a história de Jerry Maguire, um agente em decadencia, que acaba por manter apenas um cliente, um famoso e problemático jogador de futebol. Através desta relação, o filme discute aspectos como amizade, solidariedade, capacidade de mudar e mostra como o esporte foi se transformando em “apenas” um negócio. Questionando se seu cliente quando começou a jogar, ainda criança, jogava pelo dinheiro ou jogar por prazer, por amor?

3 – Um Sonho Possível

Blind_sideO filme conta a história real de Michael Oher, mais conhecido como Big Mike, um jovem sem casa, negro vindo de um lar destruído, que é acolhido por uma família branca de classe alta, que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol americano de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios à sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.

2 – No Limite (The Express)

fotocapaBaseado na história real de Ernie Davis, jogador de futebol americano que quebrou barreiras raciais nos anos 60. Ele foi o primeiro atleta negro a receber o Troféu Heisman, concedido aos melhores jogadores universitários. Só que, no meio do percurso, o vencedor se depara com um golpe do destino que poderá impedi-lo de continuar a carreira de jogador.

1 – Duelo de Titãs

14353Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C.Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem, esse é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.

Esta entrada foi publicada em Esporte, Lista. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>